Introdução às Notas de Degustação - Vinhos e Delícias

Se quiserem conhecer um pouco sobre a minha proposta ao resolver colocar as minhas notas de degustação, leiam abaixo, caso queiram ir direto para às notas, podem fazê-lo pelos links organizados por países.
Todos foram colocados com o mapa vitivinícola do país.


África do Sul 
Alemanha
Argentina
Austrália
Brasil
Chile
Espanha
Estados Unidos
França
Grécia
Hungria
Itália
Uruguai
Portugal
Nova Zelândia



Neste espaço estou organizando algumas anotações sobre vinhos que degustei e aprovei, (abaixo a relação dos 15 principais paises, produtores de vinhos) não terei tempo para colocar todos, assim coloco somente os que me chamaram mais atenção pelo equilíbrio e personalidade. São vinhos de preços variados e alguns deles infelizmente ainda não importados para o Brasil na data da degustação, que acompanha as anotações.
Procurei ser o mais fidedigna com a descrição dos 3 principais aspectos do vinho: Visual, olfativo e gustativo, mas não me preocupo em pontuar, deixo isto para os especialistas, como Robert Parker e outros no seu estilo. Não acredito em pontuações, dadas por não especialistas profissionais no assunto, pois sei da subjetividade envolvida no tema, e acredito que, somente os profissionais treinados para tal, tem alguma chance de a controlar o máxímo possível, numa tentativa de neutralizar as muitas variáveis emocionais, preferenciais e por ai vai... 
.
LEMBREM-SE: 
Todos os vinhos postados aqui, foram considerados por mim, muito bons, encontrei em cada um deles o equilíbrio e a harmonia que espero de um vinho, respeitados os aspectos individuais de cada estilo e proposta. 
Espero que esta pequena lista, possa servir à você,  como uma referência do que esperar de um vinho, garanto que me  esforcei em não me apegar ao meu gosto e preferências pessoais e sim às qualidades perceptíveis, do vinho degustado. Farei o possível para acrescentar muitos outros vinhos que já tenho as anotações aqui comigo e que quero compartilhar com vocês.
Suas observações, são muito bem-vindas, podem usar o campo de comentários ou o formulário de contato.
Nunca se esqueça de que,
 hora de degustar é hora de degustar,
 e nisso seremos sempre cuidadosos, pensaremos em condições ideais, em material adequado,  em taças girando em anotações e tudo o que se refere ao trabalho técnico da degustação,  mas hora de curtir e apreciar um vinho com amigos ou com uma cia especial, não é hora de se prender em aromas ou em corpo do vinho, nomenclaturas e estas coisas, que só vão conseguir te dar o título de enochato...
Hora de relaxar é hora de relaxar e curtir...apenas. 


Cada coisa tem seu momento, 
e cada momento suas delícias!!!



Saúde!  Santé!  Salute!  Auguri!  Cheers!  Tim-tim!


enoabraços,
 Camila Helena - Vinho e Delícias

0 comentários :